Esqueci minha senha?

Notícias

Ver lista completa

Dia do Professor

  • Compartilhar:

No dia 15 de outubro, próximo domingo, celebramos mais um "Dia do Professor". Nesse dia celebramos (mas, afinal, todo dia não é dia do professor?) o profissional que dedica seu tempo, seu esforço, seu estudo à construção do saber e à formação do conhecimento. Na Antiguidade Ocidental, Sócrates caminhava com seus "alunos" incentivando-os a pensar, a questionar e a debater assuntos pertinentes não só à cidade de Atenas, mas sobre o próprio papel e o conhecimento que, ao longo da vida, podemos desenvolver. Com a velha, mas nunca desatualizada lição socrática, "sabemos que nada sabemos" e, assim, seguimos na longa caminhada da formação do nosso conhecimento. Ser professor é, assim, aprender constantemente. É não ser um "dono do conhecimento", mas um meio pelo qual o conhecimento se concretiza e, como tudo, se transforma. A "Escola de Atenas", tão bem ilustrada por Rafael Sanzio na época do Renascimento, permanece em nós professores, mas não como símbolo de imponência. Ela se mantém como "caminho", como "estrada" que, sabe bem todo verdadeiro professor, nunca se encerra.
Parabéns educadores Passionistas! Não apenas pelo dia 15 que se aproxima, mas por confiar e exercer o projeto Passionista todos os dias. E, como não poderia ser diferente, os educadores do nosso colégio receberam uma belíssima homenagem na manhã e tarde desta quarta-feira, dia 11, dos educandos. Em um dos momentos mais marcantes dessa celebração, nossa educanda Carolina Degrandi Lira, do Terceirão, compartilhou o belo texto abaixo com toda nossa comunidade:

"Queridos mestres,
é com muita honra, e garanto, com muita timidez, que estou aqui na frente de todos vocês representando o Colégio Passionista Nossa Senhora Menina. Estive pensando muito sobre o que eu falaria e como diria, tão resumidamente, como todos nós amamos vocês. Escrevendo e apagando inúmeras linhas, resolvi começar entendendo o que é ser professor. No dicionário, pesquisando tantos e tantos significados, encontrei que ser professor é ser um norte para aqueles que desconhecem algo. E, pensando em vocês, que são parte da nossa família Passionista, vou além, e se me permitem, digo que vocês não são SÓ professores. Vocês são educadores. Educador é aquele que ensina valores, é aquele que cuida e aquele que ama.
Vocês vivem para lecionar, e sinceramente, acho que ser professor é a profissão mais altruísta que existe. Vocês vivem por cada um de seus alunos. Vocês passam horas de seus dias pensando em nós, mesmo depois que o horário do expediente acaba. E é por se doarem tanto a todo que estamos aqui para agradecer. Vocês sabem, a gente só dá o rela valor para as coisas quando a gente as perde, e posso ser sincera? Nosso Terceirão está em pânico porque simplesmente não conseguimos imaginar nossas vidas sem vocês. E sim, sabemos que encontraremos diversos outros professores na faculdade, universidade e cursinho (ah, cursinho não, né? A gente passa direto porque a gente é 'bão' como diz o Francis), mas sabe, parece bobo falar, mas nenhum outro professor vai ser igual a vocês. Vocês são únicos. Cada um de vocês tem uma marca diferente, um jeitinho, um modo de falar ou se expressar que nos cativa desde os primeiros dias de aula.
O nosso muito obrigado a todos vocês. O nosso obrigado por estarem conosco desde a nossa infância, obrigado por cada conteúdo ensinado. Obrigado por fazerem o aprendizado não só um trabalho, mas também uma paixão. Obrigado por nos mostrarem nossos valores e por sempre indicarem o caminho certo. Obrigado por nos ensinarem a sermos melhores. A nossa gratidão por afastarem de nós o medo que tínhamos das coisas que não compreendíamos, obrigado por nos ensinarem a resolver os nossos desafios diários. O nosso obrigado por serem os melhores conselheiros que poderíamos ter. Obrigado por ouvirem nossos choros no corredor, obrigado por arrancarem risadas nossas que nos fazem passar mal de tanta felicidade. Obrigado por nos convencerem que somos melhores do que pensávamos e obrigado por acreditarem na gente quando nem mesmo nós o fazíamos. Obrigado por serem quem são.
Àqueles que nos ensinaram muito mais que teorias, a nossa eterna gratidão.
E, por fim, agradecemos por nos ensinarem que ser professor não é só uma profissão. Ser professor é poesia, é vocação. Ser professor é filosofia de vida."
Carolina Degrandi Lira.

Nós, equipe Passionista, é que agradecemos a você, Carolina, e a todos os educandos da nossa comunidade. Obrigado por acreditarem que #JuntosSomosMais!

 

Confira as fotos

Acesse de um dispositivo móvel:

Nossa Senhora Menina
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo