Esqueci minha senha?

História

Educando para a Vida,

no amor e pelo amor!

    As origens do Colégio Passionista Nossa Senhora Menina remontam ao final dos anos 1920. O Colégio surgiu a partir da ação caridosa das Irmãs Passionistas que trabalhavam no Asilo São Vicente de Paula. No ano de 1928 foi adquirida, pela Madre geral Angélica Michelagnoli, a chácara onde está atualmente o Colégio e a Sede Provincial. Na ocasião, entretanto, o endereço da instituição era Rua Bom Jesus 861. Nele havia uma pequena casa, um pomar e uma horta que, no início, foram muito úteis para a manutenção da residência. No entanto, com o passar dos anos, a vontade de transformar a pequena instalação em uma escola cresceu e, no dia 8 de dezembro de 1939, foi inaugurado o então "Externato Nossa Senhora Menina". No mesmo mês, no dia 21, o educandário ganhou da Diretoria Geral de Educação autorização para funcionar sob a direção da Irmã Magdalena Mariotto.

    Em 1939, depois de ampliada a pequena casinha que havia no local com a construção de três salas de aula, foi iniciada a atividade educativa da nova escola. Já nos anos 40, o externato Nossa Senhora Menina passou por nova expansão sob a tutela da Revma. Madre Anunciata. Anos depois, em idos de 1950, o colégio já contava com uma estrutura que lembra a atual configuração física da instituição.

    Mesmo com as ampliações até então efetivadas, o Colégio Nossa Senhora Menina continuava a crescer e, assim, novas instalações foram alicerçadas. Na década de 70 foram construídas mais seis salas de aula e um novo andar que abrigaria a biblioteca, o laboratório e o gabinete do Serviço de Orientação Educacional (SOE). Além desses novos espaços, o Colégio passou a contar, também, com o Ginásio de Esportes, concluído no ano de 1979.

    Atualmente, o Colégio Passionista Nossa Senhora Menina apresenta uma estrutura invejável para uma instituição educativa. A pequena horta e o pomar deram lugar às árvores frondosas que, na primavera, colorem juntamente com o bosque Ir. Antonieta Farani, o ambiente. Grandes quadras e o ginásio de esportes possibilitam as práticas de educação física. O aspecto amplo de seus pátios, onde estão presentes os prédios que definem a estrutura física da escola, marca uma convivência harmoniosa dos fatores naturais com o trabalho humano. Serviço de Coordenação Pedagógica, Orientação Religiosa e Educacional, Assistência à Saúde, Reprografia, Material Didático, Brinquedoteca, Laboratórios de Informática e de Ciências, salas especiais para música, artes, ballet, karatê e o espaço do “Passio Mais” (Período Integral) complementam a enorme estrutura física disponível à comunidade educativa Passionista.

    Assim, no decorrer de quase oito décadas dedicadas à Educação, as Irmãs Passionistas souberam acompanhar não só as necessidades materiais do tempo, adequando a escola aos paradigmas contemporâneos. Souberam, também, observar e analisar a evolução pedagógica investindo na formação de seus educadores e educandos de modo que, hoje, sua metodologia atende às exigências atuais sem esquecer os seus valores mais preciosos: bondade, firmeza e competência.

    Atualmente, o Colégio Passionista Nossa Senhora Menina oferta os seguintes níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental – 1º ao 9º ano – e Ensino Médio. Formando solidamente gerações de famílias, grande parte da comunidade educativa Passionista é composta por educandos que são filhos e netos de antigos alunos do colégio, característica que mostra a solidez de uma instituição que, verdadeiramente, educa para a Vida.

Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo