Esqueci minha senha?

História

Uma história de amor pelo ensino

Este colégio é o segundo filho "em idade" da Rede Passionista de Educação. Nasceu da vocação educativa das Irmãs Passionistas que trabalhavam no Asilo São Vicente de Paula há 13 anos, na promoção social das pessoas idosas e no cuidado carinhoso de suas vidas.

Em 1928 foi adquirida a área onde está atualmente o Colégio e a Sede Provincial. Nela havia uma casinha, um pequeno pomar e uma horta que de início foram muito úteis para a manutenção desde aquela época muito difícil. Pouco a pouco o sonho educativo foi crescendo no coração das Irmãs e foram olhando para o novo terreno com o objetivo de concretizar ali o sonho de uma escola.

Foi somente em 1939, depois de ampliada a pequena casinha que havia no local com a construção de 3 salas de aula, que foram iniciadas as atividades educativas da nova escola.

A Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora Menina, foi escolhida como padroeira da escola e sua bela imagem foi colocada na Capela, o coração da escola, e de lá proclamaria a todas as gerações o modelo de cristã e estaria presente em todo o caminhar do Externato Nossa Senhora Menina, primeiro nome que recebeu. Com o passar dos anos passou a ser chamada Educandário Nossa Senhora Menina.

Em 1965 com a abertura do curso ginasial passou a ser chamada Ginásio Nossa Senhora Menina e, em 1969, com a abertura do curso Normal, Colégio Nossa Senhora Menina que sustém até hoje embora nesse período tenha passado também a ser chamada Escola Nossa Senhora Menina.

Esta escola prosseguiu sempre suas atividades dentro de uma filosofia centrada no educando que é o seu fim e que perdura até os dias atuais.

Atualmente o Colégio Passionista Nossa Senhora Menina apresenta um estrutura invejável para uma instituição educativa. Já não existe mais a horta nem o pomar, mas há árvores frondosas que na primavera colorem o ambiente; já não há a grande horta, substituída por imensas quadras e ginásio de esportes; mas há uma pequena horta onde os pequenos são iniciados no respeito e na preservação da natureza. O aspecto amplo de seus pátios, onde respeitosamente estão presentes os prédios que definem a estrutura física da escola, é de uma convivência harmoniosa dos fatores naturais e do trabalho humano.

São 29 salas de aula e salas para os serviços especiais: Diretoria, Secretaria, Tesouraria, Biblioteca, Serviço de Coordenação Pedagógica, Religiosa, Educacional e de Assistência à Saúde, Reprografia, Material Didático, Brinquedoteca, Laboratórios de Informática, de Ciências, de Matemática, de Robótica; salas especiais para música, artes, cozinha pedagógica, ballet e karatê.

Para a prática do esporte, indispensável para um processo de educação integral há o Ginásio de Esportes e as quadra poli esportivas num ambiente mais aberto. Para a delícia dos mais pequeninos há o parque infantil equipado com aparelhos de pleno agrado das crianças.

Ao fundo o "Bosque Ir. Antonieta Farani" uma área que é um templo natural representa não só um belo espaço para contato com a natureza para orações e outras atividades de reflexão, mas também um "espaço verde" para pesquisas onde bandos de espécies de aves fazem seus ninhos ou o visitam assiduamente.

Seus pátios cobertos são muito amplos e atendem perfeitamente as necessidades principalmente no inverno quando o frio atinge Curitiba de modo inexorável.

Assim, podemos afirmar que através dos anos as Irmãs Passionistas souberam acompanhar não só as necessidades materiais adequando a escola às exigências atuais. Souberam também acompanhar a evolução pedagógica investindo na formação de seus educadores e educandos de modo que, hoje, sua metodologia atende às exigências atuais preparando pessoas para interagirem na sociedade da informação e não para serem manipuladas por ela.

Atualmente o Colégio Passionista Nossa Senhora Menina mantém os seguintes níveis de ensino:

* Educação Infantil 
* Ensino Fundamental - 1º ao 9º ano
* Ensino Médio

Desta forma o Colégio Passionista Nossa Senhora Menina prepara a criança desde a mais tenra idade até seu ingresso na Universidade.

O Colégio Passionista Nossa Senhora Menina tem sua clientela proveniente dos bairros mais próximos. Grande parte de seus educandos pertencem a novas gerações, filhos e netos, de outros educandos desta escola. É uma escola em que se percebe esse vínculo familiar de gerações.

Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo