Notícias

Ver lista completa

Projeto Cultural - Fundamental II

  • Compartilhar:

Como é tradição em nosso colégio, a cada ano nossos educandos se dedicam à elaboração de um projeto cultural. O objetivo central desse trabalho é possibilitar aos alunos um contato mais próximo com a pesquisa. Essa última, conforme apontado por diversos autores, é condição de consciência crítica e cabe como componente necessário de toda a proposta pedagógica emancipatória. Ela nos possibilita (e aqui podemos nos incluir enquanto professores, pois somos agentes ativos nesse processo) a reconstrução de saberes e nos torna seres produtores de conhecimentos. Remete-nos a interesses como a curiosidade, a motivação, a participação, o questionamento, a dúvida, vivenciando na prática todo o processo de produção desses saberes. Portanto, pesquisar e educar são atividades estreitamente ligadas, devendo fazer parte do ato rotineiro do professor e do aluno (Munari, 1996). Seguindo essa perspectiva, temos que os professores se tornam pesquisadores de sua própria sala de aula e/ou de sua própria prática pedagógica, pois as pesquisas servem como uma forma de aperfeiçoamento profissional.
Com base nesses apontamentos o Projeto Cultural de 2018, realizado pelos educandos do 6º ao 9º ano, abordou o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e superação da violência”. Seguindo o princípio de que “somos todos irmãos” (Mt 23,8), nossos educandos realizaram ao longo do ano diversas atividades que estão sendo apresentadas aos seus pais entre os dias 29/10 e 08/11.
Nos dias 29/10 e 31/10 os educandos do 6º e do 7º ano, respectivamente, mostraram (com muita desenvoltura frente a um auditório lotado) a importância de valorizarmos a vida e a necessidade do respeito como meios de superarmos a violência em suas diversas formas.
Confira as imagens das apresentações realizadas nos dias 29/10 e 31/10.

Confira as fotos!

Acesse de um dispositivo móvel:

Nossa Senhora Menina
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo