Esqueci minha senha?

Notícias

Ver lista completa

A comida é um lugar de História

  • Compartilhar:

A comida é um lugar de História

O título desse breve texto é inspirado nos trabalhos do ex-reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Roberto Antunes dos Santos. Em sua riquíssima produção acadêmica encontramos diversos estudos sobre a história da alimentação: campo que se dedica a analisar a gastronomia para além da mesa, percebendo-a como forma ativa de sociabilidade e parte integrante do nosso imaginário.
Falar de alimentação, assim, não é apenas falar de comida. É falar, também, de sociedade, de história e de cultura. Como aponta o antropólogo norueguês Frederick Barth, a gastronomia é um dos sinais usados por grupos sociais para mostrar a sua identidade.
Nesse sentido, Carlos Antunes destaca que, "por tudo que venham a representar do ponto de vista do original e de criativo (...) certos pratos podem ser considerados como bens culturais, como lugares de memória, como patrimônio imaterial.".
Foi com base nessas concepções que os educandos dos sétimos anos efetuaram, sob orientação da professora Karen Bueno, uma atividade sobre as comidas típicas de cada região brasileira. Além da realização da pesquisa teórica para a apresentação do tema, os educandos estudaram receitas consideradas típicas do nosso país e, ao término do trabalho, puderam saborear os pratos apresentados.

 

Confira as fotos

Acesse de um dispositivo móvel:

Nossa Senhora Menina
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo