Notícias

Ver lista completa

Biblioteca e suas Ações em 2017

  • Compartilhar:

No Colégio Passionista Nossa Senhora Menina incentivamos o hábito de leitura dos nossos educandos com objetivo de aprimorar a capacidade de reflexão sobre os fatos, enriquecer seu vocabulário e melhorar a sua argumentação. Com isso, acreditamos contribuir para a produção e interpretação de textos cada vez mais ricos e, também, para o desenvolvimento da oralidade dos nossos educandos. Nesse sentido, a Biblioteca é uma parceria indispensável no desenvolvimento e enriquecimento dessas potencialidades. Assim sendo, através de atividades conjuntas realizadas entre Biblioteca e educadores, foram desenvolvidos ao longo desse ano letivo diversos trabalhos que reafirmam o projeto educativo do Colégio Nossa Senhora Menina.

O primeiro deles, nomeado “Projeto momento da leitura”, foi criado para toda comunidade Passionista, envolvendo os educadores, educandos, Irmãs e visitantes. Seu objetivo principal é o de transformar a leitura em um hábito, uma prática cotidiana, dentro da nossa comunidade educativa. Assim, uma vez por semana, em um horário específico, todas as pessoas presentes no Colégio são convidadas a parar suas atividades e realizar a leitura de textos e livros.

O “Projeto Biblioteca e Literatura”, por sua vez, foi desenvolvido com os educandos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Ao longo de sua realização foram realizadas atividades com vistas a despertar o gosto pela leitura. As atividades do projeto foram iniciadas homenageando o escritor Hans Christian Andersen pelo “Dia Internacional do Livro Infantil”, comemorado no dia 02 de abril. Além dos escritos desse autor, foram desenvolvidas atividades acerca das obras de Monteiro Lobato, pelo “Dia Nacional do Livro Infantil” e de William Shakespeare e Miguel de Cervantes pelo “Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral”.

Além desses trabalhos, “OS BIOMAS BRASILEIROS” foram enfatizados nas aulas de literatura na biblioteca na medida em que, também em sala de aula, se desenvolveram diversas pesquisas sobre os aspectos culturais, geográficos e biológicos de cada bioma. Nesse contexto, entre os meses de maio a setembro, foram oportunizados momentos de reflexão sobre o tema, marcados pela valorização da memória de um povo e pelo respeito aos seus costumes.

Já no mês de outubro o tema abordado foi “O DIA DO PROFESSOR”. Com os trabalhos realizados sobre esse assunto, os educandos puderam agradecer a dedicação e o carinho dos seus mestres no rico e entusiasmante processo de construção do conhecimento.

Assim, com a certeza de que o ano letivo foi muito rico, chegamos ao momento de confraternização e agradecimento por todas as dádivas que recebemos em 2017. Nesse sentido, compreender o significado do “NATAL”, através da leitura de textos, contos e pela realização de pintura e dobraduras, foi a ação escolhida para encerrarmos o ano com nossos educandos passionistas.

Atenciosamente,

Equipe da Biblioteca

Confira as fotos

Acesse de um dispositivo móvel:

Nossa Senhora Menina
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo